Os benefícios de escrever um diário

Os diários são um tipo de escrita íntima e confessional. Foi no final do século XVIII e início do XIX que eles ganharam essa forma de “autobiografia”, em que o autor narra sem censuras os episódios da sua vida e, por vezes, da de quem o cerca.

De lá para cá, milhões de pessoas no mundo se utilizaram dos diários para registrar desde fatos triviais e rotineiros até confissões e reminiscências desconhecidas inclusive de familiares e amigos mais íntimos.

Mas muitos pensam que os diários ficaram no passado com a multiplicação dos smartphones, iPads e computadores. Essa impressão é equivocada. Ainda há muitas pessoas que utilizam o papel e a caneta para registrar tudo o que aconteceu durante o dia ou a semana.

E por que as pessoas usam diários? A resposta é simples: são vários os benefícios do diário pessoal.

BENEFÍCIOS DO DIÁRIO PESSOAL

É verdade que manter um diário exige disciplina, paciência e compromisso. Mas, caso você não se considere disciplinado, paciente, compromissado e deseje escrever um diário, não desanimem. Afinal, bastam 15 minutos por dia para você preencher o seu diário e, assim, colher os benefícios dessa escrita na sua vida.

Veja alguns desses benefícios:

1 – Melhora a saúde

Em pesquisa realizada na Universidade do Texas, constatou-se que escrever regularmente beneficia a saúde, pois alivia estresse, reduz os riscos de depressão e fortalece o sistema imunológico.

Nesse experimento, comprovou-se que pessoas que adotam o hábito do diário vão menos ao médico, apresentam pressão arterial mais baixa, maior poder de concentração, memória mais ativa e melhores condições para tomada de decisão.

2 – Ajuda a clarear sentimentos e pensamentos

Com a prática do diário, você registra os seus padrões de comportamento, suas conquistas, suas derrotas. No futuro, diante de uma situação aparentemente intransponível, ao olhar para trás (por meio do diário), você poderá conferir como foram solucionados os dilemas anteriores e, assim, ter ideias para resolver o problema atual.

Além disso, escrever no diário também pode ser útil em momentos de insegurança, dúvidas e tristeza. Ao escrever, você acessa o seu mundo interior, e isso pode ajudar a uma melhor compreensão das emoções e de como lidar com elas.

3 – Favorece o alcance de metas

A ciência indica que o ser humano tem cerca de 60 mil pensamentos por dia. Muitos deles são perdidos por não haver dedicação de tempo para desenvolvê-lo. Isso revela como é importante escrever sobre os nossos objetivos, pois a escrita ajuda a organizar os processos de pensamento e a clarear os desejos.

Além disso, as pesquisas deixam claro que escrever um diário de metas aumenta a probabilidade de alcançá-las. Isso porque cria-se assim uma motivação de se colocar o plano em ação.

4 – Aperfeiçoa a escrita

O diário é uma das melhores formas de se aprimorar a técnica de escrever. Para uma boa redação, há duas receitas fundamentais bastante conhecidas: ler e escrever muito. O diário permite a realização desses dois treinos, sobretudo da escrita, permitindo exercitar a precisão da linguagem, o estilo.

5 – Registra elementos que servirão a outros textos

Na história da literatura, são fartos os exemplos de escritores que se valeram de apontamentos em diários para desenvolver romances, contos e ensaios: Edmund Wilson, James Boswell e Karl Ove Knausgård.

Além disso, o diário pode ser uma fonte primorosa de pesquisa para um livro de memórias ou autobiográfico.

Quer saber mais sobre como você pode trabalhar em suas memórias ou autobiografia? Clique aqui e fale com a gente! A Vitalia tem todas as ferramentas para transformar seu diário em livro de memória.

COMO ESCREVER NO DIÁRIO

Já está claro por que os especialistas recomendam que você escreva um diário durante 15 minutos, pelo menos 3 vezes por semana. Os benefícios dessa prática na sua saúde física e mental são muitos!

Porém, talvez você ainda não saiba como começar esse novo hábito. Não se preocupe: siga a nossa lista a seguir e comece hoje mesmo o seu diário.

  • Tenha um horário regular para escrever, tornando assim um hábito dentro da sua rotina.
  • Priorize escrever em momentos e lugares onde você não será incomodado.
  • Não se preocupe obsessivamente com a gramática e ortografia, afinal, a priori, o conteúdo não é destinado a terceiros.
  • Deixe fluir suas ideias sem censura e com sinceridade. Dê asas aos seus pensamentos.
  • Use um caderno grande para que, além de anotações, você possa incluir desenhos, fotos, cartas…

O QUE ESCREVER NO DIÁRIO

O abandono da prática de escrever em diário tem como causa mais frequente a falta de ideias sobre o que anotar nas folhas do diário pessoal. Se você está nesse grupo, veja a seguir as diversas possibilidades de assuntos que existem:

  • Escreva sobre algo ou alguém importante para você;
  • Escreva sobre uma dificuldade do momento e como está tentando resolver o problema;
  • Escreva sobre algo que se orgulha;
  • Escreva três razões pelas quais você é agradecido;
  • Escreva sobre as suas tristezas e preocupações de momento;
  • Escreva as suas metas e o que pretende fazer para atingi-las;
  • Escreva os seus segredos;
  • Escreva a lista de tarefas imediatas para que o diário gerenciar os seus afazeres;
  • Escreva as lições adquiridas ao longo da vida, para revê-las sempre que quiser.

Não tenha receio de colocar os fatos da sua vida e os seus pensamentos no papel. Isso vai te beneficiar em diversos aspectos, bem como te deixará em companhia de nomes como Beethoven, Da Vinci, Hemingway, Franz Kafka, Albert Camus, Anne Frank – diaristas famosos.

Mais dúvidas sobre como e por que escrever um diário? Fale com a gente, por aqui, agora mesmo.

Postagens Recentes