5 dicas para transformar sua viagem inesquecível em livro

Você tem uma viagem na vida que, de tão agradável e inesquecível, ela deveria virar livro? Bem-vindo então a um time estrelado de nomes como Alexis de Tocqueville, Euclides da Cunha, George Orwell, Albert Camus (Prêmio Nobel de Literatura), Primo Levi, Ruy Castro.

Todos eles têm um relato de viagem publicado. Nessas obras, narram aventuras, histórias e experiências vividas em alguma terra onde foram visitantes.

Ou seja, aquela sua viagem incrível também pode se transformar num relato pessoal e, em seguida, em livro. Como? Vem com a gente no passo a passo a seguir:

1 – Reveja as fotos da viagem inesquecível

O primeiro passo é separar todas as fotos tiradas na viagem que você está interessada em relatar. Reveja-as uma a uma, com atenção, reparando nos detalhes da imagem.

Essa etapa é fundamental por dois motivos: primeiro, para ativar lembranças que estão guardadas na memória mais oculta, ou seja, menos fresca. Por exemplo: uma foto na Champs-Élysées pode ser o gatilho para recordar o amigo casualmente encontrado no mesmo dia, passeando na glamorosa avenida.

Além disso, rever as fotos é importante para a seleção de imagens que integrarão o livro. Vale lembrar que obras memorialísticas podem ser compostas também de fotografias, além de texto.

2 – Faça um diário da viagem

O passo seguinte é escrever, com a maior riqueza de detalhes possível, em formato de diário, o dia a dia da viagem inesquecível, esforçando para tentar traduzir nesse relato os motivos que fizeram o momento ser único.

Você pode fazer isso num caderno, no bloco de notas do celular ou, até mesmo, no gravador de voz do seu celular. Neste caso, não se preocupe em parecer um louco: use e abuse deste aplicativo. O importante é registrar cada impressão, emoção e aprendizado da viagem inesquecível.

Esta dica vale inclusive para as futuras viagens, que podem se tornar inesquecíveis. Portanto, crie o hábito de, ao longo das viagens, registrar o dia a dia em diário – podendo ser escrito ou sonoro.

Assim, se depois de retornar da viagem você desejar publicar um livro da experiência, você já terá cumprido esta etapa de registrar os episódios do passeio.

3 – Converse com companheiros de viagem

Outra dica de ouro, caso você queira transformar uma viagem em livro, é conversar com as pessoas que estiveram presentes na mesma viagem, se for o caso.

As suas lembranças mais fortes do passeio não são, necessariamente, as mesmas de quem esteve junto na ocasião. Ao recordar com elas, essas pessoas destacarão situações que você já não se lembrava mais, mas que também foram especiais dentro da viagem.

Isso enriquecerá o seu livro.

4 – Assista vídeos sobre o lugar

Hoje em dia é possível fazer um city tour por uma infinidade de cidades do mundo por meio de vídeos, Basta acessar o YouTube, escrever o nome da cidade onde se deu a sua viagem inesquecível e assistir.

Assim, você passeará à distância por monumentos e pontos turísticos onde esteve e estimulará a memória a relembrar de situações especiais ocorridas na sua viagem.

A partir disso, é importante registrar num bloco de notas tudo o que está sendo trazido à memória para, depois, acrescentar na narrativa final que resultará no livro sonhado.

5 – Refaça a viagem, se possível

Muitas vezes, uma viagem é considerada inesquecível e especial muito mais por causa da presença de alguém do que pelo lugar. Por exemplo: é comum filhos sentirem um carinho especial pela última viagem realizada com os pais, antes de falecerem.

Neste caso, uma dica interessante para você se munir de informações relevantes para escrever um livro é revisitar o local onde aconteceu a viagem inesquecível.

Isso, claro, nem sempre é possível. Mas se estiver ao alcance, volte ao lugar e procure reproduzir o roteiro do passeio que se tornará um relato emocionante.

O grande benefício da chamada literatura de viagem é o espaço que ela abre ao leitor de também viajar, ainda que por imaginação, pelos lugares narrados pelo autor. São leituras que abrem a mente, muitas vezes instigando as pessoas a conhecer o ambiente descrito na obra.

Gostou das dicas? É só segui-las, de acordo com as suas possibilidades, e escrever a viagem inesquecível que você deseja transformar em livro. Se precisar de ajuda, converse com a gente, da Vitalia. Nós podemos te ajudar.

Postagens Recentes