Escrito pelo jornalista Anderson Olivieri, obra conta a história do brasileiro Müller, craque que disputou três Copas do Mundo
Marcondes Brito
10/12/2022 9:52, atualizado 10/12/2022 11:04
Depois de cinco anos de pesquisa, o jornalista Anderson Olivieri lança neste domingo (11/12), a partir das 16h, na Livraria da Travessa (Casa Park), pela editora Vitalia, o livro Predestinado: A vida do craque Müller.
A data coincide com a reta final da Copa do Mundo, competição três vezes disputada pelo jogador biografado, que marcou época em clubes paulistas e no futebol italiano.
Ao longo da apuração, além de 15 horas de conversas com Müller, o autor realizou mais de cem entrevistas com familiares, amigos, jornalistas e ex-colegas do atacante, tendo inclusive viajado a Turim e Milão, na Itália, onde ouviu lendas do futebol italiano, como os adversários Franco Baresi e Paolo Maldini.
Embora tenha sido fã do jogador nos tempos em que ele jogava futebol, o que justifica a escolha de Müller para a estreia como biógrafo, Anderson Olivieri empenhou-se em fazer um trabalho independente. “A boa biografia éaquela que humaniza o biografado. Ou seja, é a que aponta a trajetória do personagem como toda trajetória humana é: com erros e acertos, glórias e fracassos, virtudes e misérias”.
“Predestinado: A vida do craque Müller” tem prefácio de Mário Magalhães, jornalista vencedor do prêmio Jabuti de 2013 na categoria “Biografia” com o livro “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”.
Num trecho do prefácio, após dizer se tratar de um dos melhores livros de futebol já escritos no Brasil, Magalhães registrou que Anderson Olivieri driblou a comodidade que seria produzir uma biografia bajulatória ou desmerecedora de Müller. “Seu livro nasce clássico”, apontou o prefaciador.
Nesse livro clássico, Anderson Olivieri aborda a infância pobre de Müller em Campo Grande, onde o futebol era a única diversão do menino, pasme, de ascendência nobre. A adolescência, com a chegada improvável ao São Paulo Futebol Clube, no começo da década de 1980, também é detalhada na obra.
Não ficam de fora o sucesso meteórico no time profissional em 1985; a convocação para a Copa do Mundo de 1986 aos 20 anos; a transferência milionária para a liga de futebol mais importante do mundo, em 1988; a difícil adaptação à vida na Itália; a pífia participação na Copa do Mundo de 1990; o retorno ao futebol brasileiro e o estrondoso sucesso no São Paulo de Telê Santana.
Preparada ao longo de cinco anos, a inédita biografia do atacante Müller aparece celebrada por renomados jornalistas brasileiros. Para Mário Magalhães, biógrafo premiado, A vida do craque Müller” constitui-se um dos melhores livros sobre futebol já escritos no Brasil. Juca Kfouri considera que Olivieri escreveu um livro de excelência, e Mauro Beting chama-o de “obra-prima”.
O livro está disponível nos sites da Vitalia (https://vitalialivros.com.br) e na Amazon.
A Copa do Mundo do Galego
Na mesma tarde, o autor lança A Copa do Mundo do Galego, segundo livro infantil da carreira do escritor. A obra conta a paixão de um pequeno torcedor pelo futebol e como ele acompanhou as três Copas do Mundo de sua infância, especialmente aquela que rendeu ao Brasil o tetracampeonato mundial, em 1994.
O livro de 36 páginas coloridas é ilustrado pela talentosa Lisa Machado e sai pela editora brasiliense Vitalia.
CONFIRA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA
.
Vitalia Livros
vitalialivros@gmail.com
WhatsApp: (61) 98180-8500
Escritório: CLSW 304, bloco B, sala 149 – Brasília (DF)
www.vitalialivros.com.br